Os surdos, pela diferença lingüística, formam comunidades onde compartilham sua cultura, que são os costumes, hábitos, piadas e histórias. Organizam-se em associações, clubes, escolas como espaços de convívio entre seus pares por meios de sua Língua Natural.
Quem são os Surdos?
São aquelas pessoa que utilizam a comunicação espaço-visual como principal meio de comunicação em substituição à audição e à fala. A maioria das pessoas surdas, no contato com outros surdos, desenvolvem a língua de sinais. Já outros por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição família ou opção pessoal preferem utilizar a língua oral.
Língua de Sinais
As línguas de sinais são línguas naturais, porque como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre pessoas e porque devido à sua estrutura permitem a expressão de qualquer conceito – descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato – enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano. A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais é a língua de sinais da comunidade Surda do Brasil, reconhecida nacionalmente a Lei Federal nº10.436/2002.
Como faço para comunicar-me com um surdo?
Os surdos preferem se comunicar através da sua língua natural, no caso a LIBRAS. Se você não conhece a LIBRAS e nunca teve contato com ela, se comunique com ele por escrito. Em se tratando de um evento público, uma palestra, o atendimento em um órgão público esse deverá contar com a presença de profissional intérprete de LIBRAS. Para chamar a atenção do surdos não grite. Apenas toque suavemente em seu ombro ou acenas as mãos no seu campo visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário